A classe Math do Java pode ser muito útil pra todo mundo (mas principalmente pra trabalhos acadêmicos e aplicativos que envolvem manipulação gráfica ou inteligência artificial).
Por isso, aqui vai uma descrição sobre cada função da classe Math:
(andei procurando isso em português, achei pouca coisa, então reposto aqui)
Constantes:
- Math.E - equivale à constante e, a base dos logaritmos naturais.
- Math.PI - equivale à constante pi (π). (pra quem não lembra, π é a razão circunferência / diâmetro)
Funções:
- Math.sin(a) - seno de um ângulo (em radianos).
- Math.cos(a) - cosseno de um ângulo (em radianos).
- Math.tan(a) - tangente de um ângulo (em radianos).
- Math.asin(a) - arco seno de um ângulo*.
- Math.acos(a) - arco cosseno de um ângulo*.
- Math.atan(a) - arco tangente de um ângulo*.
- Math.toRadians(a) - converte um ângulo dado em graus para seu equivalente em radianos.
- Math.toDegrees(a) - converte um ângulo dado em radianos para seu equivalente em graus.
- Math.exp(n) - retorna o número de Euler elevado à nésima potência.
- Math.log(a) - retorna o logaritmo natural de a.
- Math.sqrt(a) - retorna a raiz quadrada de a.
- Math.ceil(a) - retorna o valor double maior e mais próximo de a ("arredonda pra cima").
- Math.floor(a) - retorna o valor double menor e mais próximo de a ("arredonda pra baixo").
- Math.rint(a) - retorna o valor mais próximo de a (arredondamento normal).
- Math.atan2(x, y) - converte as coordenadas retangulares (x, y) em coordenadas polares (r, θ).
- Math.pow(x, y) - retorna o valor x elevado à potência y.
- Math.round(a) - retorna o valor mais próximo de a.
- Math.random() - retorna um valor "aleatório" entre 0 e 1**.
- Math.abs(a) - retorna o valor absoluto de a ( |a| )***.
- Math.max(a, b) - retorna o maior valor entre a e b.
- Math.min(a, b) - retorna o menor valor entre a e b.
* - o arco de uma função é sua função reversa. Ou seja, equivale à função elevada a -1.
Ex.:
sen(π/2) = 1
arcsen(1) = π/2
** - não existe aleatoriedade real no mundo da computação. Depois eu explico como funciona o algoritmo de aleatoriedade do java...
*** - o valor absoluto de um número positivo é o próprio número. O valor absoluto de um número negativo é o próprio número multiplicado por -1.
Um comentário:
Valew Cara! vc me salvou! estva procurando um algoritimo para calnular o Ln... (apenas para uns calculos de estatistica)
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