quarta-feira, 26 de setembro de 2007

A classe Math do Java

A classe Math do Java pode ser muito útil pra todo mundo (mas principalmente pra trabalhos acadêmicos e aplicativos que envolvem manipulação gráfica ou inteligência artificial).

Por isso, aqui vai uma descrição sobre cada função da classe Math:

(andei procurando isso em português, achei pouca coisa, então reposto aqui)

Constantes:

  • Math.E - equivale à constante e, a base dos logaritmos naturais.
  • Math.PI - equivale à constante pi (π). (pra quem não lembra, π é a razão circunferência / diâmetro)

Funções:

  • Math.sin(a) - seno de um ângulo (em radianos).
  • Math.cos(a) - cosseno de um ângulo (em radianos).
  • Math.tan(a) - tangente de um ângulo (em radianos).
  • Math.asin(a) - arco seno de um ângulo*.
  • Math.acos(a) - arco cosseno de um ângulo*.
  • Math.atan(a) - arco tangente de um ângulo*.
  • Math.toRadians(a) - converte um ângulo dado em graus para seu equivalente em radianos.
  • Math.toDegrees(a) - converte um ângulo dado em radianos para seu equivalente em graus.
  • Math.exp(n) - retorna o número de Euler elevado à nésima potência.
  • Math.log(a) - retorna o logaritmo natural de a.
  • Math.sqrt(a) - retorna a raiz quadrada de a.
  • Math.ceil(a) - retorna o valor double maior e mais próximo de a ("arredonda pra cima").
  • Math.floor(a) - retorna o valor double menor e mais próximo de a ("arredonda pra baixo").
  • Math.rint(a) - retorna o valor mais próximo de a (arredondamento normal).
  • Math.atan2(x, y) - converte as coordenadas retangulares (x, y) em coordenadas polares (r, θ).
  • Math.pow(x, y) - retorna o valor x elevado à potência y.
  • Math.round(a) - retorna o valor mais próximo de a.
  • Math.random() - retorna um valor "aleatório" entre 0 e 1**.
  • Math.abs(a) - retorna o valor absoluto de a ( |a| )***.
  • Math.max(a, b) - retorna o maior valor entre a e b.
  • Math.min(a, b) - retorna o menor valor entre a e b.

* - o arco de uma função é sua função reversa. Ou seja, equivale à função elevada a -1.
Ex.:
sen(π/2) = 1
arcsen(1) = π/2


** - não existe aleatoriedade real no mundo da computação. Depois eu explico como funciona o algoritmo de aleatoriedade do java...

*** - o valor absoluto de um número positivo é o próprio número. O valor absoluto de um número negativo é o próprio número multiplicado por -1.

Um comentário:

Bruno Souza disse...

Valew Cara! vc me salvou! estva procurando um algoritimo para calnular o Ln... (apenas para uns calculos de estatistica)